Sábado, 24 de junho de 2017.

Menu »

Newsletter »

Preencha os campos abaixo e receba nossas novidades diretamente em seu e-mail.
Nome:
E-mail:
Contenda ››  

Aspectos Físicos

Aspectos Físicos:


Clima: Contenda, na microrregião III (Curitiba), esta na zona de clima temperado. O clima local, do tipo Cfb (classificação do Kopen), é subtropical, sendo distintos os períodos de calor (de outubro a março) e de frio (de abril a setembro).

Vegetação: Basicamente dividida em Floresta Subtropical Perenifólia e Campos Mistos. A mata virgem cobria todo o vale do Iguaçu. Predominava a existência de pinheiro, erva-mate, canela, pinho, imbuia e pau-marfim. Esse aspecto prevaleceu até o inicio do século XX. Mas, com a contínua intervenção do homem a paisagem nativa foi se transformando em áreas disformes e diversificadas. São reduzidos, na atualidade, os espaços de vegetação alta, em contraponto com alguns campos de criação e muitas terras de lavoura. Subsiste, no entanto, o panorama natural de acidentes geográficos estratificados, como os rios, montanhas, charcos, campos limpos, capões e alguma vegetação nativa.

Relevo: A natureza geológica, ostra solos com características dos períodos Devoniano, Ordoviciano, Permiano e Triásico, com afloramento de rochas arqueanas.

Temperatura: Média anual de 17º sendo 13º no inverno e de 21º no verão. Há ocorrência de geadas esparsas, principalmente entre meses de abril e julho. Na região a sensação climática é considera uma das melhores do Brasil.

Área: Com código estatístico n°. 410620, Contenda tinha uma área de 299,03 Km². No entanto, após incorporação de novas terras circunvizinhas, o espaço territorial passou a ser de 321,70 Km², conforme Parecer Técnico da COMEC 11/2018/P.L., em 08 de outubro de 2008. Em relação a população isso equivale a uma densidade demográfica de 49,39 habitantes por KM² (IBGE)
Demografia: O Paraná tem mais de 10 milhões de habitantes, ocupa o 6° lugar no ranking populacional brasileiro. Contenda, conforme estatística oficial alcançou no ultimo recenseamento (efetuado em 2010) o numero de 15.891 habitantes. São 50,94% do sexo masculino e 49,06 do sexo feminino. Quanto à localização 58,09% moram na cidade e 41,91% ocupam a zona rural. A média de nascimentos tem se mantido em torno de 170 crianças/ano, mas, em relação à década anterior registra-se e paulatina redução de nascituros. A população é composta de 77% de brancos, 19% de pardos, 3% de negros e 1% de amarelos e índios. O crescimento vegetativo geral, que engloba a chegada de novos moradores no Município, é positivo e regular.

Comunidades: Contenda tem na sua divisão politico-administrativa, além da Sede, o Distrito de Catanduvas do Sul, cujas composições seguem:
Sede – Composto pelas localidades:
Centro, Nossa Senhora Aparecida, Tabatinga, São João, Pedro Machado, Serrinha, Lagoa das Almas, Passa-Passa, Colônia Sant’Ana, Camundá, Campestre, Boa vista, Paulistas, São Miguel, São Pedro, Cardosos I, Passo da Cruz, Paiol, Fundo do Mato e Itagaçava.
Catanduvas do Sul- composto pelas localidades de:
Centro do Distrito, Santo Antonio, Mato Branco,Capoeira Grande, Ingazeiro, Lavrinha, Rio do Cacho, Poço Grande, Passo do Ouro, Mato Dentro, Pocinho, Gonçalves, Cachoeira de Ipanema, Macacos, Laranjeira, Cardoso I e Rio do Poço.

Hidrografia: As correntes fluviais de Contenda fazem parte da Bacia hidrográfica do Iguaçu. Esta tem inicio na região de Curitiba, atravessa os Planaltos e acaba e deságue no rio Paraná-Oeste do Estado.
Entre as principais correntes estão os rios:
Iguaçu e Izabel Alves. Além destes estão os seguintes rios, riachos, ribeirões e arroios: Cachoeira, Campestre, Catanduvas, Contenda, da Cruz, da Lavrinha, das Almas, das Galhas, das Onças, do Cacho, do Poço, do salão, do Sebastião, dos Cardosos, Gonçalves, Hortelã, Laranjeira, Pântano Preto, Passa-Passa, Passo da Guarda, Passo do Ouro, Piunduva, Poço Grande, Santo Antonio, são Joao, Tabatinga e Turvo (ou do Espigão).

Flora: Assim como nas regiões circunvizinhas, nos primeiros tempos de povoação, Contenda apresentava exuberante vegetação, em quantidade e variedade. O homem, aos poucos, veio modificando a paisagem com a extração dos produtos naturais e utilização do solo para o plantio de lavouras de subsistência. Tal intromissão, no entanto, é compensada em parte pela manutenção de algumas áreas verdes e pelo plantio de árvores. Mesmo com essas alterações do regime natural podem-se nomear espécies nativas ainda persistentes na região, com acentuada variedade. Na formação de matas, campos, várzeas, capões e área agrícolas podem-se ver Aroeiras, Bracatingas, Canelas, Cedros, Ervas-Mate, Guabirobeiras, Guassatungas, Imbuias, Ipês, Perobas e Pinheiros, entre outras. De porte inferior, alguns utilizados na medicina alternativa ou para ornamentação, estão os cambuís, carqueijas, guanxumas, lageanas, samambaias e xaxins. Entre as flores de Contenda, podemos apreciar entre as de origem nativa: Aleluias, avencas, bromélias, copos-de-leite, de caraguatás, de ipês, dos juás, girassóis, lírios, margaridas, orquídeas, painas, palmas e samambaias. Entre os frutos estão Amora, araçá, araticum, buriá, cereja, guabiroba, jabuticaba, maracujá, uvaia,tarumã e pitanga. Existem no Paraná diversas áreas preservadas por lei. Sobre esse tema registramos que a unidade de conservação ecológica mais próxima de Contenda é a floresta Nacional do Açungui, na região dos Campos Gerais.

Fauna: No mesmo ritmo da flora a fauna também sofre com a presença do homem. Paulatinamente vai empobrecendo e modificando, com a migração e/ou desaparecimento de espécies.
Na classificação das aves, entre 72 espécies catalogadas, encontramos: Andorinha, anu, araponga, beija-flor, bem-te-vi, bico-de-lacre, biguá, canário, cardeal, caxinga, chopim, codorna, coleiro, corruíra, coruja, garça, gavião, gralha, inhambu, jaçanã, jacutinga, joão-de-barro, juriti, marreca, Martim-pescador, pardal, perdiz, pica-pau, pintassilgo, pomba, quero-quero, rabo-de-galo, rola, sabiá, sangue-de-boi, sanhaço, saracura, tico-tico, tiriva, tiziu, tucano, tuque, urubu, urutau. A Gralha-Azul foi designada como ave símbolo do Paraná, através da Lei n°. 7.957, de 21 de novembro de 1984.
Na classe de mamíferos aparecem: anta, caititu, capivara, furão, gato-do-mato, guaxirim, jaguatirica, lebre, lontra, ouriço, paca, preá, quati, sagui, tamanduá, tatu, serelepe e servo, entre outros.
As espécies de peixes estão representadas pelo: Acará, bagre, cascudo, guasca, lambari e traíra, entre outros nativos e transmigrados.
Em outras espécies comuns no município citamos : lagarto, sapo, rã e jabuti; Aranhas marrom, viúva-negra, caranguejeira, saltadora e de jardim e as cobras caninana, cascavel , cipó, coral, jararacuçu, jararaca e urutu.

Erva mate

Origem: De origem do termo “Mate ” vem da adulteração da palavra mati, vocabulário Quíchua (do Peru), que significa cuia ou purungo, onde era feita a infusão de erva. Os indígenas tinham também o costume de mascar as folhas, que consideravam estimulantes. Os Guaranis foram os primeiros a utilizar a erva-mate. Misturavam-na com água e chamavam de CAA-I (erva com água) origem da palavra “chá”. Posteriormente os jesuítas monopolizaram o comercio do produto, até o ano de 1767.
Características: Junto com o pinheiro a erva-mate foi a “cara” do Paraná. Ainda hoje é produzida em grande quantidade nos municípios do sul. Em Contenda já houve grande produção, a exemplo da família Horner em Passo da Cruz. Hoje a extração da erva é mais de caráter artesanal e de subsistência. São arvores com altura de 3 a 6 metros, de folhas escuras, que crescem ate nos terrenos de caívas. Chamada de Ilex Paraguariense, conforme Saint’Hilaire, pertence a família das Aquifoliáceas. A erva pronta para o consumo pode-se fazer chimarrão, ainda muito usado, e o delicioso chá que, por seu baixo custo, complementa e substitui o café. Depois do ouro, do tropeirismo e da madeira, esse foi o ciclo econômico mais proeminente no Paraná. Em Contenda era abundante a existência da Ilex nas proximidades do Iguaçu, cresciam também dentro das matas e junto a pinheirais, formando grande capões dessa árvore.
 

Fonte: ROCHA, Sedinei Sales. Contenda: Aspectos Gerais da Formação, Criação e Evolução do
Município/ S.S. Rocha. Contenda, PR: Prefeitura do Municipal, 2012.