Iniciada a vacinação de gestantes contra bronquiolite
Publicado em 09/12/2025
Secretaria de Saúde
De acordo com a Secretaria de Saúde de Contenda, a vacina é indicada para grávidas de todas as idades, em dose única, a partir da 28ª semana, sem limite de idade gestacional. Os anticorpos produzidos pela mãe passam para a criança que, ao nascer, estará protegida. Segundo o Ministério da Saúde, pesquisas clínicas mostraram que a imunização de gestantes teve eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês, garantindo proteção até os seis meses.
Em Contenda, Luellen Sobota, gestante de 35 semanas, foi uma das primeiras grávidas do município a serem imunizadas com a vacina contra bronquiolite. A ação foi acompanhada pelo secretário da pasta Juliano Jean Silva e servidores da saúde.
O Vírus Sincicial Respiratório é um dos principais agentes causadores de doenças respiratórias em crianças, especialmente menores de dois anos. Ele é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias nessa faixa etária.
BRONQUIOLITE - A maioria das crianças infectadas tem sintomas leves, semelhantes aos sintomas de um resfriado comum, mas em menores de 2 anos a infecção pode evoluir para manifestações mais graves e associadas à bronquiolite, o que pode levar a hospitalização e causar morte.
Outras informações na Secretaria de Saúde de Contenda, que fica na rua Desembargador Lauro Lopes, 385, ou pelo telefone 3625-1013.