Tarde Rosa

Publicado em: 05/11/2014 16:07

Whatsapp

 

Em 17/10 no Salão Paroquial Pe. Bauer (Contendinha) aconteceu a Tarde Rosa. Evento esse desenvolvido pela Secretaria de Saúde relativo ao Outubro Rosa.
O Outubro Rosa é um movimento popular internacionalmente comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
Nessa tarde, o Prefeito Carlão e a Secretária de Saúde Alessandra Chemin fizeram a abertura dos trabalhos, sendo que no dia fora proferidos emocionantes depoimentos de pessoas que lutaram e venceram o câncer, com palestra "Prevenir é o Alvo" ministrado pela Sra. Tânia Mary Gomes, a Presidente do HUMSOL (Instituto Humanista de Desenvolvimento Social) , apresentações da Servidoras da Saúde, com coreografia, discussão sobre o tema, com presença maciça da população.
Os presente receberam o "Chaveiro da Vida" que utilizando o conceito construtivista do conhecimento, cada mulher monta seu o seu chaveiro da vida com pedras em cristal rosa, formando um lindo acessório que remete à informação diária, para quem o carrega, da importância da detecção precoce do câncer de mama.
O Chaveiro da Vida tem um significado claro e simples. A primeira conta (bolinha) do chaveiro representa o tumor quando identificado em estágio inicial na mamografia. Quanto menor o nódulo, menos agressivo é o tratamento e maior é a possibilidade de cura.
A segunda conta (bolinha), um pouco maior que a anterior, representa o nódulo mais avançado e pode ser identificado através do auto-exame. Com o aumento do nódulo, as chances de cura já diminuem e o tratamento passa a ser mais agressivo.
A terceira conta (bolinha) do chaveiro, maior que as duas outras, representa a situação quando a mulher raramente faz seus exames (mamografia, auto-exame e exame clínico com seu médico). Nesse estágio, simbolicamente representada pela maior bolinha, o nódulo geralmente alcança o tamanho de uma laranja.
Quanto maior o nódulo, maior a agressividade no tratamento e menores as chances de cura.
O coração é a mensagem final para lembrar que, enquanto o coração pulsa, a vida existe e toda esperança deve existir para lutar contra o câncer!!!

 

Leia também

Tarde Rosa

05/11/2014 16:07