MUNICÍPIO PRESTA HOMENAGEM AO ESCRITOR HILDEMAR CARDOSO MOREIRA

Publicado em: 10/05/2017 14:37

Em emocionante cerimônia realizada no Plenário da Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, prestou uma belíssima homenagem ao escritor contendense Hildemar Cardoso Moreira.
Retomando as apostilas na rede municipal de ensino, o material deste ano conta com a capa contendo fotos do escritor em vários momentos da vida e uma poesia de sua autoria. A ideia partiu do vice prefeito Ataulzinho, sendo executada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação, coordenada pela secretária Ana Tereza, e aprovada com muita satisfação pelo prefeito Carlão.
Hildemar Cardoso Moreira nasceu em São Mateus do Sul 27/02/1926. Filho de Hildebrando Cardoso Moreira e Maria Conceição Weinhardt Moreira. Casado com a saudosa neusa do Valle Moreira, com a qual tem uma filha, Eliane do Valle Moreira Muniz e dois netos, Rodrigo e Rafael.
Na juventude foi carroceiro, padeiro e sapateiro, no Exército fez curso de sargento e foi promovido a cabo. Após o serviço militar, foi locutor de rádio e gerente de emissora da Rede Paranaense de Emissoras.
Em 2 de janeiro de 1953 assumiu a primeira secretaria da recém criada Prefeitura Municipal de Contenda. Exerceu em cargo de confiança do prefeito durante 27 anos ininterruptos, abrangendo 7 mandatos de prefeitos de diversas correntes políticas. Aposentou-se em 5 de março de 1980.
É autor do HINO DE CONTENDA, do livro POESIAS, de edição restrita, e do livro CONTENDA: SUA HISTÓRIA E SUA GENTE. É acadêmico ocupante da cátedra n° 146 da Academia do Instituto Internacional de Poesia. Foi premiado em concursos de poesia na Lapa, em Ponta Grossa e em Porto Alegre.
Querido Senhor Hildemar Cardoso Moreira, esta homenagem é para o Senhor que tanto bem fez ao nosso Município!!