Contenda faz homenagem a professora Vanilda Dzierwa

Publicado em: 02/05/2018 13:08 | Fonte/Agência: Prefeitura de Contenda | Autor: Assessoria de Comunicação

Em uma solenidade emocionante, a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizou na última quinta-feira (26), uma homenagem a professora Vanilda Dzierwa. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de autoridades locais, convidados e familiares da homenageada.
         Ao som dos jovens tenores Delazari e Juan Pablo, ganhadores do quadro ‘Quem sabe Canta’, do Programa Raul Gil, a professora Vanilda recebeu a apostila de 2018 que traz à sua imagem estampada na capa do material que será entregue à todos os estudantes da rede municipal de ensino de Contenda.
         Presente no evento, o prefeito Carlos Eugênio Stabach, o Carlão, destacou o tributo. “Essa é uma homenagem digna onde reconhecemos e valorizamos a trajetória e toda contribuição da professora Vanilda na formação dos cidadãos de nosso município”, comentou o gestor.
          “Dona Vanilda é uma lição de vida e uma lição de amor”, resumiu Ana Tereza Piel Franco de Carvalho Szczypior, secretária de Educação, Cultura e Esporte de Contenda. O vice prefeito e secretário de Saúde, Ataulzinho, e o vereador e presidente da Câmara, João Fernandes Ribeiro, também prestaram suas homenagens a professora. Emocionada, Vanilda agradeceu o carinho e toda a homenagem recebida.
         Pelo segundo ano consecutivo o município de Contenda homenageia personagens históricos em reconhecimento à dedicação e ao trabalho prestado à população contendense. Nesta homenagem, as apostilas entregues aos estudantes da rede municipal de ensino contam com a estampa da imagem do homenageado na capa do material. Em 2017, por exemplo, o homenageado foi Hildemar Cardoso Moreira, autor do Hino Municipal.
         De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Contenda, neste ano serão distribuídas aproximadamente 2.200 apostilas, que vão desde o Berçário até o 5º do Ensino Fundamental. Os materiais já estão sendo distribuídos aos estudantes.
         VANILDA DZIERWA - Na sociedade existem pessoas que se empenham na realização de seus sonhos, assumem o preço de serem diferentes e inovadoras. Uma dessas pessoas foi a Professora Vanilda Dzierwa.
         Nascida em 14 de Agosto de 1937, em Contenda, filha do casal Emília e Antônio Borkovski, Vanilda foi a primeira de cinco filhos do casal. A jovem iniciou seus estudos em Contenda e concluiu os mesmos em Curitiba, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em regime de internato, onde cursou o magistério, diplomando-se professora Normalista.
         No âmbito pessoal, se casou com um jovem contendense, o Senhor Félix Dzierwa, fixando residência em Contenda, na Rodovia do Xisto, Jardim Esplanada, onde permaneceu até o ano de 2005. Desde então mora em Curitiba. O casal Vanilda e Felix foi abençoado com o nascimento de quatro filhos, sendo um homem e três mulheres e de nove netos.
         Professora de vocação, cujo percurso profissional se deu todo na rede pública de Contenda, teve uma relação maternal com os alunos, porém, sempre mantendo o princípio da autoridade não autoritária, fazendo parte de um grupo seleto de educadores que se destacavam do perfil da época. Cidadã acima de tudo, promovia a aprendizagem com didática e cidadania, trabalhando na formação de uma consciência crítica.
         Os seus ensinamentos foram muito além dos conteúdos do currículo. Promoveu aprendizados importantes para a vida de cada um de seus alunos, dos familiares e também dos profissionais que com ela trabalharam. Por essa dedicação e excelência de seus trabalhos prestados dentro e fora de sala de aula, foi designada Inspetora Municipal de Ensino, cargo que representava a Secretaria de Estado de Educação do Município, função que desempenhou com lealdade, responsabilidade e competência. Por reconhecimento ao seu trabalho na educação, teve seu nome vinculado a Escola Municipal Professora Vanilda Dzierwa, localizada próximo ao local onde nasceu e viveu até se casar.
         Foram muitos anos dedicados com afinco à educação dos futuros contendenses, assim como na formação contínua dos professores da época. Não media esforços para atender às 25 escolas existentes naquele tempo. Nas visitas regulares às escolas distantes, há muitas histórias pitorescas, desde os carros encalhados, os almoços preparados com muito carinho pelos professores, os exames finais com os alunos, dentre outras que caberiam num livro de memórias ou crônicas.
         A professora Vanilda, uma pessoa corajosa, alegre, de presença marcante e exemplo de pessoa honesta, cristã e profissional dedicada na luta de uma vida melhor e digna para seu povo, sempre incentivou os alunos a estudarem e em acreditar que é possível aprender e melhorar a qualidade de vida com estudo e educação. Deu o melhor de si e da sua inteligência para a formação de incontáveis brasileiros.