Contenda sedia curso de agente de Socorros Urgentes da RMC

Publicado em: 03/07/2018 15:34 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba, participam desde o último mês, em Contenda, do Curso de Agentes de Socorros Urgentes (ASU). A capacitação é uma promoção da Coordenação de Recursos Humanos, do Siate Curitiba, do Corpo de Bombeiros (6º GB), da Diretoria de Política de Urgência e Emergência e da Secretaria de Saúde do Estado.

A abertura oficial do evento foi realizada no Contendão pelo prefeito Carlos Eugênio Stabach, o Carlão e também pelo vice prefeito e secretário de Saúde, Ataul Franco de Carvalho Júnior.

A capacitação, segundo os organizadores, tem como objetivo atualizar e desenvolver o raciocínio e aquisição de habilidades da equipe, visando melhorar a sua competência e eficácia diante do atendimento a pacientes graves ou na iminência de um evento agudo em qualquer faixa etária.

Entre os assuntos abordados no curso estão noções de anatomia e fisiologia, mecanismo de trauma, atendimento inicial, controle de sangramento, fraturas e imobilização, emergências psiquiátricas, assistência ao parto, ferimentos, hemorragia e choque, entre outros temas.

De acordo com os organizadores, o curso é importante para que todos os profissionais de saúde e socorristas bombeiros, independentemente de sua graduação, saibam identificar estas situações de gravidade e prestar o primeiro atendimento e, desta forma, proporcionar ao paciente um melhor prognóstico na evolução do seu agravo.

Com carga horária de 40 horas/aulas, o curso acontece nos dias 28 e 29 de junho e 6, 12 e 13 de julho. Além de Contenda, também participam da capacitação profissionais de saúde dos municípios de Araucária, Adrianópolis, Itaperuçú, Lapa e Tunas do Paraná.