Desfile Cívico Militar

Publicado em: 18/09/2013 17:39

Prefeitura Municipal de Contenda promove Desfile Cívico Militar

O Desfile Cívico Militar de Contenda, promovido pela Prefeitura Municipal através do Departamento de Educação, Cultura e Esportes, aconteceu no dia 06/09/2013, às 09h, e reuniu milhares de contendenses ao longo da Av. João Franco para apreciarem a beleza dos trabalhos apresentados. Além da participação do Exército Brasileiro, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, da Banda Municipal do Maestro João Francisco, participaram do desfile todas as escolas municipais e estaduais, bem como programas desenvolvidos pelo Município e o CTG Cuia da Amizade.
Nesse ano, o tradicional evento trouxe várias inovações, encantando a todos os presentes. Abrindo o desfile, o atleta Joel de Souza, que participou da XVII Meia Maratona do Rio de Janeiro, surgiu rompendo a Av. João Franco trazendo o “Fogo Simbólico da Pátria”, símbolo que surgiu em 1938 através de um grupo de patriotas, cujo objetivo é manter viva em nosso povo a chama que alimenta os valores espirituais da nacionalidade. As escolas municipais e estaduais trouxeram a história do Município de Contenda, contando o passado, o presente e o futuro, trabalhando o tema CONTENDA, SUA HISTÓRIA E SUA GENTE!, baseada no livro de autoria do Sr. Hildemar Cardoso Moreira, e também no livro de autoria do Sr. Sidinei Sales Rocha, e demonstrando todos os aspectos do Município, e na letra do HINO DE CONTENDA.
Todas as Escolas superaram as expectativas, abrilhantando o evento de forma original e criativa. A Escola Municipal Professora Vanilda Dzierwa, que tem como gestora a Professora Maricler Kusma, trouxe o tema “Nas mãos dos homens o crescimento da cidade”, homenageando os administradores do Município desde a sua formação. Desfilaram todos os que foram Prefeitos na história do Município, e os que já nos deixaram foram representados por parentes, que levaram o quadro que integra a galeria de Prefeitos do Município. O momento foi muito emocionante.
A ideia central da inovação partiu do Prefeito Municipal, e foi trabalhada pela Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com as Diretoras das Escolas. Foram meses de trabalho para se chegar ao brilhante resultado apresentado no dia (06). Aproveitou-se, assim, para estudar a Independência do Brasil e a História do Município, proporcionando um aprimoramento dos conteúdos estudados em sala, e um espetáculo maravilhoso para a população de Contenda.