Contenda realizou seminário da pessoa com deficiência

Publicado em: 26/09/2018 09:59 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda sediou na última sexta-feira (21), na Câmara de Vereadores, o 1º Seminário do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Promovido com objetivo de discutir ações e políticas públicas que podem ser implementadas na cidade, o evento teve como tema ‘O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência’.

A abertura oficial do seminário foi realizada pelo prefeito Carlos Eugênio Stabach, o Carlão, que nesta oportunidade destacou o desempenho dos servidores municipais no trabalho de inclusão social das pessoas com deficiência. A secretária de Educação, Cultura e Esporte, Ana Tereza Piel Franco de Carvalho Szczypior, também enalteceu a importância desta integração das pessoas com deficiência.

O evento seguiu com apresentação de dança adaptada com alunos da Escola Alaor Cordeiro de Souza, a APAE de Contenda e, na sequência, aconteceu a palestra com a psicóloga Francynne Cardoso Presibella, que atua no atendimento especializado da Universidade Livre para a Deficiência Humana (UNILEHU). Já no período da tarde, a também psicóloga Caroline Luiz tratou sobre ‘Emprego Apoiado’.

Durante o evento a Secretaria de Educação ainda apresentou aos presentes, números do atendimento na modalidade de educação especial. Atualmente, dos 4.097 estudantes da rede municipal de ensino, 5% ou 238 alunos, recebem atendimento especial. Para tanto, hoje o município de Contenda conta com fonoaudiólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional, psiquiatra, fisioterapeuta e assistência social para estes atendimentos.

Também participaram do seminário a primeira dama e secretária de Assistência Social, Jane Beatriz Cordeiro Stabach, o vereador Fábio Cavalim, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da APAE de Contenda, Leila Thais Cavalim Ugendovski, além de professores e servidores assistência social, saúde e educação do município.

Outras informações pelo telefone (41) 3625-1990.