Contenda fortalece programa social

Publicado em: 03/04/2018 08:20 | Fonte/Agência: Prefeitura de Contenda | Autor: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Promoção e Assistência Social, têm intensificado os trabalhos para o fortalecimento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, o SCFV. Atualmente, cerca de 410 pessoas do município, entre jovens e adultos, integram o programa do Governo Federal.
         Entre as atividades realizadas nas últimas semanas dentro do Projeto Anjo da Guarda, que atende crianças com idade entre 4 e 12 anos, estão o artesanato, brincadeiras, culinária, oficinas de música e pintura, entre outros. Mais recentemente o município ainda promoveu outras ações específicas, como atividades alusivas ao Dia Mundial da Água, Dia do Mágico e também sobre a Páscoa.
         Neste último, como exemplo, os jovens deste projeto participaram da atividade ‘A Divertida Fábrica de Pirulitos’, onde tiveram a oportunidade de confeccionarem seus próprios pirulitos de chocolate. “É de imaginar quanto entusiasmo, crianças mexendo com chocolate e ao mesmo tempo aprendendo com respeito e cooperação de forma divertida e gostosa. A imaginação deles vai a mil”, comentou a primeira dama e secretaria de Promoção e Assistência Social, Jane Stabach.
         Em Contenda, o Programa SCFV ainda atende jovens com idade entre 12 e 18 anos no Projeto Adolescentro e também pessoas com idade acima dos 60 anos, no Projeto Grupo da Melhor Idade. Para participar, os interessados devem estar cadastrados no CadÚnico e se inscreverem no CRAS.
         O PROGRAMA - O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é um conjunto de serviços realizados em grupos, de acordo com o seu ciclo de vida, e que busca complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social.
Além disso, o SCFV fortalece as relações familiares e comunitárias e promove a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. Possui ainda caráter preventivo, pautado na defesa dos direitos e desenvolvimento das capacidades e potencialidades de cada indivíduo.
Trata-se de um Serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), regulamentado pela Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais (Resolução CNAS nº 109/2009). Foi reordenado em 2013 por meio da Resolução CNAS nº01/2013.
Mais informações sobre o programa na Secretaria de Promoção e Assistência Social, que fica em anexo a Prefeitura de Contenda, ou pelo telefone 3625-1212.