Contenda enfrenta Tibagi, no Dia do Desafio

Publicado em: 29/05/2018 10:32 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Amanhã, quarta-feira (30), acontece mais uma edição do Challenge Day, ou, o Dia do Desafio, evento mundial que reúne milhares de pessoas com um objetivo único: incentivar as atividades físicas em benefício da saúde e bem-estar. E neste ano o município de Contenda enfrentará a cidade de Tibagi, também do Paraná.

Para vencer o desafio a prefeitura de Contenda, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com o SESC, prepara uma série de atividades. Escolas e colégios do município serão envolvidos no movimento, além de atividades em frente a Prefeitura Municipal.

Challenge Day - Este dia foi criado no Canadá, no inverno de 1983, quando a temperatura de uma pequena cidade chegava a 20 graus negativos. O prefeito sugeriu que, às 15h, quando já pairava a noite sobre as ruas, as pessoas apagassem as luzes e saíssem de casa e caminhassem por 15 minutos ao redor do quarteirão. Era um convite para exercitar o corpo. Atualmente, o Dia do Desafio vem sendo difundido mundialmente pela TAFISA - Trim & Fitness International Sport for All Association, entidade alemã de promoção do esporte para todos.

Em 1995, o SESC apresentou ao Brasil a proposta com o objetivo de incentivar as pessoas a abandonar a vida sedentária e adotar a prática da atividade física diária, realizado por meio de um desafio entre as cidades de diferentes países. Desde o ano 2000, essas atividades no continente americano vêm sendo coordenadas pelo SESC/São Paulo onde cada participante ou grupo de participantes, ao concluir seus 15 minutos de atividade física, faz uma ligação e registra seu movimento.

Para o desafio, duas ou três cidades do mesmo porte, escolhidas por meio de sorteio, disputam para ver qual delas obtém a maior porcentagem de participantes.