Contenda faz o recadastramento do ITR 2018

Publicado em: 30/08/2018 10:03 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, informa que já iniciou o recadastramento do Imposto Territorial Rural, o ITR 2018. O município lembra que é obrigatório ao proprietário de imóvel rural ou possuidor a qualquer título, inclusive o imune ou isento, a declaração.

Para o recadastramento do ITR é preciso ter em mãos a declaração completa referente ao ano de 2017 e o recibo de inscrição do Cadastro Ambiental Rural, o CAR. A declaração deve ser feita na Secretaria de Indústria, Agropecuária e Meio Ambiente de Contenda, de segunda a sexta-feira, entre às 8h e 12h e das 13h às 17h. O preenchimento e envio das declarações são gratuitas para imóveis de Contenda. O prazo final se estende até o dia 28 de setembro.

O proprietário de imóvel rural, segundo a prefeitura, deve ficar atento para não perder a data, pois, além da multa, quem não realizar a declaração do imposto ficará impedido de obter a Certidão Negativa de Débitos, documento este indispensável para registro de compra ou venda de propriedade rural e para obtenção de financiamento agrícola.

O ITR tem como objetivo o recolhimento de impostos referentes ao imóvel rural, independentemente do tamanho de sua área. A base de cálculo utilizada é o valor da terra nua e sua utilização, ou seja, conforme a área de plantio, área de vegetação nativa, benfeitorias (casa, barracão, construções), entre outros.

Outras informações sobre o recadastramento do Imposto Territorial Rural de 2018 pelo telefone 3625-1212.