Servidores da Saúde participam de curso

Publicado em: 19/10/2018 14:10 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na última semana o curso de tratamento de feridas e úlceras. O treinamento aconteceu no Centro de Geração de Renda e contou com a presença do vice prefeito e secretário de Saúde, Ataul Franco de Carvalho Júnior e também da secretária de Finanças, Márcia Carvalho.

Orientados por Ester Verônica Brutolin e Simone Novelli, a capacitação teve como objetivo subsidiar os profissionais de saúde com ferramentas para que possam potencializar o trabalho, manterem o atendimento com qualidade e também em virtude da aquisição dos novos produtos adquiridos pelo município para o tratamento de feridas. Recentemente, segundo a secretaria, foram realizadas as aquisições de materiais e curativos especiais para tratamentos de lesões crônicas dos pacientes.

O tratamento de feridas, segundo o secretário, é amplo e envolve uma equipe multidisciplinar como enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e assistente social integrados para efetiva assistência. “São vários os fatores que favorecem o aparecimento de feridas e que interferem no processo de cicatrização como idade, alimentação, higiene da residência, doença base, tipo de pele, tabagismo, alcoolismo, hipertensão e diabetes”, explicou Ataul.

Inclui neste processo, segundo a secretaria, pessoas com dermatites, feridas crônicas como úlceras vasculogênicas, úlceras por pressão, neuropáticas e agudas como deiscências cirúrgicas, traumáticas, acidentes com animais peçonhentos, entre outros.

Participaram do curso promovido pela prefeitura médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. No total, 35 profissionais de saúde de Contenda estiveram no treinamento.

Outras informações pelo telefone 3625-1451.