Contenda cria programa para protetores de animais

Publicado em: 08/11/2021 09:28 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Com objetivo de beneficiar pessoas com programas públicos gratuitos fornecidos pelo município relativos ao processo de castração, vacinação e atendimento emergencial de animais que estejam sob os seus cuidados, a Prefeitura de Contenda criou o Programa de Cadastramento dos Protetores de Cães e Gatos.

Neste projeto, que também visa o controle populacional de animais, os protetores cadastrados pelo município terão preferência nos programas de castração, de distribuição de ração e outros serviços que podem ser implementados em Contenda.

Entre as pessoas que podem ser beneficiadas está a contendense Ivana Franco de Carvalho Piel. Hoje, por exemplo, ela tem 13 animais próprios e cuida de outros dez na Vila dos Camargos e outros cinco no Pedro Machado. Já Salete da Costa cuida de mais 25 animais.

De acordo com o secretário de Indústria, Agropecuária e Meio Ambiente, Thomas Gaspar, a lei estabelece critérios para o cadastro de protetores e garante ao animal a esterilização, o registro e devolução à comunidade de origem.

“Os criadores e protetores são aqueles que, de alguma forma frequente, acolhe animais domésticos comunitários (cães e gatos), recolhendo-os das ruas, providenciando sua alimentação e cuidados para que os mesmos tenham sua saúde e integridade física restabelecidas”, informou o secretário.

Mas, segundo Gaspar, para obter a Carteirinha de Registro de Protetor os protetores devem manter os animais em local adequado, seguro, limpo, com abrigo, vasilhas para alimentação e água suprindo as necessidades fisiológicas e de bem-estar dos mesmos.

Outras informações sobre o programa na Secretaria de Indústria, Agropecuária e Meio Ambiente ou pelo telefone 3625-1212.