Município de Contenda completou 67 anos

Publicado em: 14/11/2018 10:34 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda está em festa. Na quarta-feira (14), a cidade que fica localizada na região Metropolitana de Curitiba, completará 67 anos de emancipação política. Segundo o Censo de 2018, a estimativa atual é de 18.326 habitantes.

Em pleno desenvolvimento e com obras pelos quatro cantos da cidade, hoje a principal atividade econômica do município segue sendo a agricultura. Soja, trigo, batata e cebola são ainda as principais lavouras e, consequentemente, aquecem o comércio local.

Apesar da grande importância da agricultura para o município, o prefeito Carlos Eugênio Stabach, o Carlão, afirma que tem trabalhado no incentivo de novas empresas. Toda ação voltada para geração de emprego e renda para população é importante para minimizar os efeitos da crise. E é neste sentido que atuando”, explica o prefeito ao citar, por exemplo, a instalação da Bosch em Contenda. “Estamos todos ansiosos por isso. A empresa fez a terraplanagem na área e agora estamos aguardando o início das obras. Serão cerca de 200 empregos no local”, afirmou.

E para atender a população que cresce a cada dia, o prefeito enaltece os investimentos que aconteceram nos últimos anos. “O país passa por um momento de crise financeira. E isso atinge os municípios, em especial, os pequenos. Para atender os anseios da população, temos buscado recursos juntos ao governos Estadual e Federal para suprir as nossas demandas”, disse Carlão.

Entre os principais investimentos citados pelo gestor que aconteceram nos últimos meses estão as várias obras de pavimentação, aquisição de veículos, ônibus, trator, caminhão compactador, uniforme escolar, conjuntos de carteiras e cadeiras para os estudantes, ampliação e reformas de escolas, o início das obras de conclusão da Escola Ivo Barbosa, além de outros investimentos e ações na agricultura, educação, esporte e saúde. “São investimentos necessários e que ampliam a qualidade de vida da nossa gente”, concluiu.

No dia 14 de novembro de 1951, o governador Bento Munhoz da Rocha Neto sancionou a Lei n.º 790, publicada no Diário Oficial nº 213, de 31 de Dezembro de 1951, elevando Contenda à categoria de município.

Em 14 de dezembro de 1952 tomou posse como primeiro prefeito municipal eleito: Estanislau Szczypior.