Contenda discute adesão ao SISAN

Publicado em: 05/11/2021 15:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda deu o ponta pé inicial para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, o SISAN. O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, acompanhou a reunião com representantes do Conselho Nacional de Segurança Alimentar (CONSEA) e da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB).

O programa, segundo o secretário executivo do CONSEA no Paraná, Valdenir Veloso Neto, é um sistema público que possibilita a gestão intersetorial e participativa entre os entes federados para a implementação das políticas de segurança alimentar e nutricional.

Ao aderir ao SISAN, por exemplo, o município de Contenda poderá ser beneficiado com o recebimento de recursos financeiros para o desenvolvimento de programas e projetos relacionadas ao tema.

“Essa é uma proposta muito interessante, pois poderemos obter uma pontuação diferenciada em editais lançados em nível federal. Podemos citar o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA/ Compra Direta), o Banco de Alimentos, as Cozinhas e Hortas Comunitárias”, explicou o prefeito Mostarda.

A pontuação diferenciada, segundo Neto, possibilita que os municípios que aderiram ao programa tenham novos projetos deste programa. “As cidades paranaenses com a adesão concluída pontuam mais para receber recursos para a construção de cozinhas ou panificadoras comunitárias, hortas comunitárias, central de recebimento de produtos da agricultura familiar, sacolões ou feiras livres”, concluiu ele.

Também participaram da reunião a primeira dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Ângela Mayer de Souza Digner, os secretários de Agricultura e Meio Ambiente, Thomas Gaspar, de Saúde, Paulo Sérgio da Silva, a representante da SEAB, Anatolli Brusamolin, além de servidores públicos de Contenda.