Desfile de Contenda é realizado com sucesso

Publicado em: 08/09/2022 10:27 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O tempo contribuiu para que a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizasse com sucesso o tradicional Desfile Cívico Militar. O evento aconteceu na última terça-feira, dia 6 de setembro, no centro da cidade. Um grande público esteve presente para prestigiar o ato.

Após quatro anos sem ser promovido, em 2022 o desfile foi realizado com objetivo de comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil. O tema principal foi a ‘Paz’.

Com a presença de diversas autoridades, a programação iniciou com o hasteamento da bandeira que foi feita pelo prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, o Tenente-Coronel Álvaro Vasconcelos Studart, comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha AutoPropulsado e também do Tenente Coronel, Hélio José Horning, comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, ambos da cidade da Lapa.

Ao ser realizado com sucesso, o prefeito de Contenda agradeceu o empenho de toda a organização. “Quero agradecer o brilhante Desfile Cívico Militar que realizamos em Contenda. Mas antes disto, agradeço a Deus por ter nos dado a possibilidade de ter realizado esse maravilhoso evento. Ficamos sim todos apreensivos pela possibilidade de chover, mas Deus é maior e confiamos nele. Agradeço o empenho de cada pessoa, servidor público ou colaborador, que se dedicou para que o nosso desfile acontecesse com sucesso”, afirmou Mostarda, enaltecendo ainda os participantes do evento. “Quero agradecer ainda a presença e participação de todas as autoridades, militares, estudantes, professores e convidados por terem doado seus tempos para participarem e prestigiarem o nosso desfile. Com certeza vocês também fazem parte deste sucesso. Agradeço também a população que prestigiou e confiou na realização do desfile, assim como nossos comerciantes que compreenderam a importância deste evento tradicional em nosso município”, concluiu o prefeito de Contenda.

Também prestigiaram o desfile o Sargento João Wagner Keruk, que responde pelo comando da 1ª Seção do 2° Subgrupamento do 6° Grupamento de Bombeiros de Araucária, o Tenente Ricardo Augusto Maioque Baggio, Comandante da 2ª Seção de Bombeiros do 2° Subgrupamento, Posto de Bombeiros de Rio Negro e Lapa, o responsável pelo Pelotão de Polícia Militar de Contenda, Cabo Célio Ukan, o vice-prefeito Gilmar Camargo Rosa, o presidente da Câmara de Contenda, o vereador Marcos Schinda da Silva, os vereadores Alexsandro Miguel Tulik de Freitas (Goiaba), Arcílio Mazur, Éder Afonso Klemba, Fábio Cavalim da Silva, Leandro dos Prazeres Gonçalves e Márcio Rogério Francisco, além de secretários municipais, o Pároco da Igreja Matriz, o Padre Claudio Walenga, entre outros convidados.

O DESFILE - Após ser declarado aberto pelo prefeito Mostarda, o desfile foi iniciado com a Banda Musical do Caximba, seguido do acendimento do Fogo Simbólico da Pátria. O Grupo de Ginástica Rítmica de Contenda também fez uma homenagem às vítimas do Covid-19.

Também desfilaram profissionais da saúde, equipamentos da Secretaria de Promoção e Assistência Social, o Grupo da Melhor Idade ‘De Bem com a Vida’, a Escola Alaor Cordeiro de Souza (APAE), a Miss Contenda, além dos centros municipais de educação infantil: CMEI Vó Eloyna, CMEI Dona Anita, CMEI Nhana Maria, CMEI Dona Zeneide, CMEI Professora Celinha Nerone e o CMEI Professoras Júlia Pinto Baumel e Tereza Cordeiro Oliveira.

O desfile seguiu com a apresentação da Fanfarra do Colégio Dinâmico, seguidos das escolas João Franco, Professora Vanilda Dzierwa, Leonor de Moura Carvalho, Vereador Antônio Borkovski, Professora Paulina Urbanik Stabach, Senhor Bom Jesus, Nossa Senhora das Graças, Rui Barbosa, Prefeito Ivo Barbosa, assim como os colégios Miguel Franco Filho, Dr. Adhelmar Sicuro, Vereador Francisco Cordeiro, Professor Pedro José Puchalski e Professora Ziloah de Moura Carvalho.

Também abrilhantaram o desfile a Estância Araucariense, os Projetos Anjo da Guarda e Adolescentro, o Departamento de Cultura e Esporte, a Banda Municipal, a Associação Casa Clube, a Associação Empresarial, Agrícola, Comercial, Industrial e Serviços de Contenda (AECON), o Complexo Patrick Esportes, o Rotary Internacional e Associação de Catadores de Materiais Recicláveis.

O ponto alto do desfile ficou por conta dos militares, que sempre chamam a atenção do público, principalmente das crianças. Desfilaram o 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado - GAC/AP, o 28º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, ambos da cidade da Lapa, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Araucária e Mandirituba, Defesa Civil, além de veículos e máquinas das secretarias de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, de Obras, Viação e Serviços Urbanos, de Educação e também a de Saúde. O desfile foi encerrado com a passagem do CTG Cuia da Amizade.

Outras informações sobre o desfile na Secretaria de Educação ou pelo telefone 3625-1390.