Contenda comemorou Dia dos Museus

Publicado em: 24/05/2018 14:02 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, promoveu na última sexta-feira (18), as Atividades Culturais para celebração da data. Os eventos aconteceram no Museu Histórico Adão Wolski e também no Clube Serrinhense. O prefeito Carlos Eugênio Stabach, o Carlão, secretários municipais, estudantes, entre outros convidados, também marcaram presenças no evento.

Durante o evento o prefeito de Contenda enalteceu a importância do museu e também todo o seu contexto histórico para a cidade. “A história de Contenda, das pessoas que por aqui passaram e contribuíram para a criação do nosso município, está dentro deste museu. É muito significante para todos nós podermos reviver esse passado”, afirmou Carlão.

Acompanhados dos professores, os alunos da rede municipal de ensino tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Museu Histórico Adão Wolski, que hoje conta com mais diversos itens históricos, como utensílios domésticos, armas, aparelhos de som, ferramentas, dinheiro, entre outros.

Na sequência os estudantes e convidados foram até o Clube Serrinhense, onde puderam acompanhar as apresentações do Grupo Studio Dance Motive, de Fazenda Rio Grande. As turmas do DM Company realizaram apresentações de ballet, jazz, ginástica rítmica, expressão corporal e fortalecimento.

Também prestigiaram o evento a primeira dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Jane Beatriz Cordeiro Stabach, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Ana Tereza Piel Franco de Carvalho Szczypior, a secretária de Administração, Alessandra Cordeiro Stabach Chemin, o vereador e professor João Gilmar Fiatkoski, entre outros convidados.

HISTÓRICO - O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM). O tema indicado pelo Conselho Internacional de Museus deste ano é ‘Museus Hiperconectados: Enfoques novos, públicos novos’, cujo objetivo é sensibilizar o público sobre o fato de que ‘os museus são um meio importante para os intercâmbios culturais, o enriquecimento de culturas, o avanço do entendimento mútuo, a cooperação e a paz entre os povos’.

Em 1991, por iniciativa do prefeito Pedro Boçoen, foi solicitado recursos para instalação do Museu Histórico Municipal Adão Wolski em comemoração centenária da imigração polonesa no município de Contenda. Aconteceu, então, um resgate de objetos. Os bens culturais que compõem o acervo do museu foram doados, em sua maioria, por famílias da comunidade polonesa (Wojcik, Burkot, Strongoski, entre outras) e representam hábitos e costumes dos colonizadores.

Com a instalação do museu, outras famílias também doaram objetos. O acervo hoje é composto por utensílios domésticos, mobiliário, armas, indumentária e alguns livros. O museu leva o nome de Adão Wolski, em homenagem a um dos primeiros moradores da localidade e descendente de polonês.

Instituído pela Lei 574/92 de 02 de julho de 1992, inaugurado em 20 de dezembro do mesmo ano, completa em 2018, 26 anos.