Publicado em: 24/11/2021 09:10 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Prefeitura faz ações do Novembro Azul

Hoje, na Unidade de Saúde de Catanduvas do Sul, acontecerá o atendimento médico, de enfermagem e odontológico para os homens

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, tem realizado ações de conscientização para que os homens façam exames de prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha Novembro Azul foi criada em 2003, na Austrália, e desde então se espalhou para o mundo.

Hoje, quarta-feira (24), na Unidade de Saúde de Catanduvas do Sul, por exemplo, acontecerá o atendimento médico, de enfermagem e odontológico para os homens, testes rápidos, aferição dos sinais vitais, atualização de vacinas e solicitação do Antígeno Prostático Específico (PSA). Esse atendimento acontecerá das 13h às 17h.

Já na terça-feira, dia 30, uma ação similar acontecerá na Unidade Básica de Saúde Departamento. Os atendimentos serão realizados das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.

Também no dia 30, mas na UBS Jardim Planalto, a equipe de saúde fará ações similares de Catanduvas do Sul, incluindo ainda o serviço de eletrocardiograma. O atendimento acontecerá das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O Novembro Azul foi criado com o objetivo de desenvolver ações que estimulem a população masculina a dedicar mais atenção à saúde e se conscientizar da importância da prevenção de doenças, com foco no câncer de próstata.

A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

Outas informações sobre o Novembro Azul na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3625-2431.