Prefeitura de Contenda lançará o SIM/POA

Publicado em: 16/03/2022 13:48 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Indústria, Agropecuária e Meio Ambiente faz o lançamento do Serviço de Inspeção Municipal em Produtos de Origem Animal - SIM/POA.  O acesso pode ser feito pelo endereço eletrônico https://contenda.simparana.com.br/

De acordo com o secretário da pasta Thomas Gaspar, o SIM é uma espécie de selo de qualidade municipal que vai garantir que os alimentos de origem animal produzidos em Contenda possam ser comercializados no município. Esse modo atende os padrões previstos pelo Ministério da Agricultura. “O SIM é um grande avanço no sentido de garantir alimentos mais saudáveis e seguros para os consumidores”, explica o secretário de Agricultura.

Para o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, a implantação do selo do SIM em Contenda irá beneficiar diretamente o homem do campo, o qual precisa desta certificação para poder comercializar seus produtos legalmente. “O SIM é passo importante para que os produtores rurais consigam avançar em termos de qualidade dos seus produtos”, acrescentou o gestor.

A implantação do SIM atende a Lei 1.904/2021, de iniciativa da atual administração, que prevê a fiscalização sanitária de todos os produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis que sejam preparados, manipulados, recebidos, acondicionados e em trânsito, nos estabelecimentos industriais ou comerciais de Contenda.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, o selo, seja ele Municipal, Estadual ou Federal é obrigatório em todos os estabelecimentos que industrializam ou abatem animais, assim como aqueles que recebem, manipulam, elaboram, transformam, preparam, armazenam, depositam, embalam e rotulam produtos com finalidade industrial ou comercial, a partir de matéria-prima animal, como: carne, pescado, leite, ovos, mel e seus derivados.

Mais informações sobre a implantação do SIM na Secretaria de Agricultura, que funciona junto a Prefeitura de Contenda, ou pelos telefones 3625-1212 e 98403-7708.