Mostarda assina termo de adesão para vinda das Carretas do Conhecimento

Publicado em: 25/03/2022 09:23 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, juntamente com o secretário Ney Leprevost, de Justiça, Família e Trabalho, assinaram na tarde desta quarta-feira (23), na sede da SEJUF, o termo de adesão à nova etapa do Programa Carretas do Conhecimento. A iniciativa garantirá a qualificação profissional da população contendenses. O programa é uma parceria entre o governo Carlos Massa Ratinho Junior, Volkswagen, Fundação Volkswagen e Senai.

As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e infraestrutura que visam promover formação profissional e geração de emprego. Desde 2019, o programa já ofereceu mais de 8 mil vagas no Paraná.

“O papel dos municípios é fundamental nessa parceria. Porque a Secretaria de Justiça, Família e Trabalho leva as Carretas, que foram patrocinadas pela Volkswagen, o Senai leva os professores e oferecemos tudo isso gratuitamente, mas é preciso que as prefeituras se mobilizem e convidem os alunos para os cursos das arretas”, disse o secretário Ney Leprevost.

Para o prefeito Mostarda, essa parceria é mais uma importante ação nos esforços que a gestão municipal vem fazendo para trazer novas indústrias para Contenda. “Temos uma posição geográfica privilegiada, próxima de Curitiba e do Porto de Paranaguá, e temos como missão atrair empresas para o nosso município. Mas também precisamos qualificar a nossa população para podermos ofertar mão de obra qualificada para estas empresas”, explicou o gestor.

Em uma recente passagem por Contenda, o município acabou recebendo duas unidades destas carretas. Nestas oportunidades os cursos profissionais ofertados para a população foram de Mecânica Básica e Panificação. Cerca de 80 pessoas participaram destes cursos.

Entre outras capacitações oferecidas pelo projeto estão o de mecânica automotiva, mecânica de motocicletas, informática, elétrica automotiva, elétrica residencial, refrigeração, automação industrial e confecção.