Contenda inicia a primeira etapa de vacinação contra a Influenza

Publicado em: 04/04/2022 16:13 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

         Teve início nesta segunda-feira (4), em Contenda, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1), também conhecida como o vírus da gripe. Promovida pela Secretaria de Saúde, a ação segue até o dia 30, quando deverão ser imunizados neste período todos os profissionais de saúde e idosos com 60 anos ou mais.

         De acordo com o município, a vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h. É necessário ter em mãos a carteirinha de vacinação, cartão SUS ou CPF.

         A vacinação, segundo o Ministério da Saúde, tem como objetivo prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde. A vacinação contra a gripe é uma estratégia do Governo Federal para minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.

         Conforme a Anvisa, a vacina Influenza trivalente é utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é produzida pelo Instituto Butantan. A formulação é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. A vacina será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B/Victoria.

         O município informa que as vacinas do Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou, com qualquer intervalo, com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação na população a partir de 12 anos de idade. No entanto, as crianças de 5 a 11 anos de idade, deverão aguardar um período de 15 dias entre a vacina do Covid e Influenza.

         Outras informações sobre a vacinação na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3625-1451 ou 98404-8041.


Leia também

Secretário Municipal de Saúde

Contenda inicia a primeira etapa de vacinação contra a Influenza

04/04/2022 16:13