Município de Contenda quer fomentar o desenvolvimento do cooperativismo

Publicado em: 14/04/2022 16:21 | Fonte/Agência: Assessoria OCEPAR

Buscar o apoio do Sistema Ocepar para fomentar o desenvolvimento do cooperativismo em Contenda, na região metropolitana de Curitiba. Com esse propósito, o secretário da Agricultura do município, Thomas Gaspar, e o diretor de Indústria e Comércio, Pedro Cesar Rychuv Santos, estiveram reunidos com representantes da entidade, na manhã desta quarta-feira (13/04), em Curitiba. Eles foram recebidos pelo coordenador de Monitoramento do Sescoop/PR, João Gogola Neto, juntamente com o analista técnico Emerson Barcik e a bibliotecária Edite Viana dos Santos Alves.

HORTIFRUTI - Um dos objetivos da Prefeitura de Contenda é estimular a organização dos agricultores familiares que cultivam produtos hortifrutigranjeiros por meio de cooperativas. Os representantes do município foram informados que esse suporte poderá ser fornecido pelo Sistema Ocepar por intermédio de um dos projetos estruturantes do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, que prevê o auxílio ao desenvolvimento das cooperativas de pequeno porte, para que elas possam prosperar em suas atividades e trazer renda e qualidade de vida aos cooperados.

SENSIBILIZAÇÃO - Como desdobramento, no dia 2 de junho será ministrada uma palestra de sensibilização para um grupo de aproximadamente 50 produtores de hortifrutigranjeiros, em Contenda. “Um profissional nosso estará no município repassando informações sobre o cooperativismo, os procedimentos que devem ser seguidos para a constituição de uma cooperativa, as responsabilidades dos cooperados, os diferenciais e oportunidades que esse modelo de negócio pode oferecer para eles”, esclarece o coordenador de Monitoramento do Sescoop/PR, João Gogola Neto.