Contenda faz o lançamento do SIM

Publicado em: 20/05/2022 08:46 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, realizou na noite desta última quarta-feira (18), o lançamento oficial do Sistema de Inspeção Municipal (SIM).  O evento aconteceu no Contendinha e contou com a presença do prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda.

Durante a solenidade, a Secretaria de Agricultura fez a entrega do SIM 0001 para o produtor de mel Igor José Surek, da Agro Przybeuka Surek. O selo permitirá que o agricultor da Comunidade Rio do Cacho possa comercializar seu produto em qualquer comércio dentro da cidade de Contenda.

Para o secretário de Agricultura, Thomas Gaspar, com o SIM o município dá um passo importante no fortalecimento da agricultura e ainda auxilia na economia da cidade. Já para o vice-prefeito Gilmar Carpejani, a liberação do selo é a realização de um sonho antigo e que permitirá a oferta de alimentos com mais qualidade e segurança.

O prefeito Mostarda também destacou a entrega do SIM 0001 de Contenda. “Esse é um momento histórico para a nossa cidade, pois o selo permite que nossos produtores possam comercializar seus produtos de origem animal dentro da nossa cidade, conforme determina a legislação. Além disto, gera aumento da produção, permite a geração de empregos e amplia a renda familiar dos nossos produtores rurais”, explicou o prefeito.

Durante o evento, o médico veterinário Murilo Motti Scarpim falou sobre o funcionamento e todo o processo do Sistema de Inspeção Municipal, enquanto que o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Rubens Caio Duarte Marques tratou sobre o serviço de inspeção e fiscalização.

O SIM é uma espécie de selo de qualidade municipal que dará a oportunidade dos produtores rurais obterem o selo para comercialização de seus produtos de origem animal no comércio local. Entre esses produtos estão o mel, leite, queijo e derivados, embutidos, ovos, carnes, peixes, entre outros.

Também participaram do evento o secretário de Administração, Jaime Kfiatkoski, o vereador e presidente da Câmara Municipal, Marcos Schinda da Silva, os vereadores Alexsandro Miguel Tulik de Freitas, o Goiaba, Leandro dos Prazeres Gonçalves e Newton dos Santos Padilha, como também Renata Lessa, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, representantes de agências bancárias, Sindicato Rural, associação de produtores, e demais convidados.

Mais informações sobre o funcionamento do SIM na Secretaria de Agricultura, que funciona junto a Prefeitura de Contenda, ou pelos telefones 3625-1212 e 98403-7708.