Contenda recebe caminhão para coleta de lixo

Publicado em: 01/07/2022 14:04 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, recebeu na manhã da última quarta-feira (29), as chaves de um novo caminhão compactador para coleta de lixo no município. O veículo foi entregue pelo Governo do Estado e contou com apoio do deputado estadual Alexandre Curi.

A solenidade de entrega do compactador aconteceu em Curitiba e contou com a presença do governador Ratinho Junior. Nesta oportunidade, foram entregues 208 veículos para a Patrulha Ambiental em 150 municípios do Paraná. O investimento é de R$ 60 milhões, oriundo dos recursos depositados pela Petrobras no Fundo Estadual do Meio Ambiente (FEMA), devido a uma indenização por um acidente ambiental há mais de 20 anos no Rio Iguaçu. Foram entregues 37 caminhões baú, 29 compactadores, 28 limpa-fossa, 82 caminhões pipa e 32 caminhões poliguindastes.

“Durante a estiagem, foram esses caminhões que ajudaram a combater incêndios e abastecer populações isoladas e também foram eles que ajudaram a conter o fogo no Pantanal há dois anos. Hoje, a Patrulha Ambiental também ajuda na parte de limpeza de fossa, coleta seletiva de resíduos sólidos, recolhimento de entulhos de material de construção – que muitas vezes é jogado em terreno baldio –, então é toda uma preparação para colaborar com o meio ambiente, já que o Paraná é considerado do Estado mais sustentável do Brasil”, disse o governador, informando que a Patrulha Ambiental é uma iniciativa da Sedest, executada através do Instituto Água e Terra (IAT).

“Queremos, mais uma vez, agradecer o governador Ratinho Júnior pela dedicação e empenho à nossa Contenda. Esse é um veículo muito importante que nos permitirá melhorar o serviço de coleta de lixo na nossa cidade”, explicou Mostarda.

Presente no evento, o secretário de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, Thomas Gaspar, também enalteceu o novo caminhão. “Sem dúvidas, é um veículo que possibilitará não apenas melhorar a prestação do serviço de coleta orgânica, como também ampliar esse atendimento para a população”, explicou ele, que contou com a presença do motorista Carlinhos Fagundes.

De acordo com a Secretaria de Indústria, Agricultura e Meio Ambiente, o novo caminhão compactador de lixo deverá entrar em operação já nos próximos dias.