Contenda lança programa de inseminação artificial

Publicado em: 03/08/2022 13:56 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, passa a contar agora com o Programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, o IATF. A ação acontece em parceria com o CONAFER e a Alta Genetics e será destinada para o melhoramento genético de bovinos de corte e leite do município.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Contenda, Thomas Gaspar, o programa viabilizará, no total, 600 inseminações ao ano gratuitamente. Para aptidão de carne, serão contemplados os animais das raças Nelore e Angus, enquanto que para aptidão de leite as raças são Gir, Girolando, Sindi, Holandês e Jersey. A dupla aptidão será para os Bubalinos.

Entre as vantagens do IATF estão o melhoramento genético, aumento da taxa de prenhez, melhor planejamento rural, aumento de peso ao desmame, padronização do rebanho e da carcaça, além da maior produção de leite e carne.

Para participar, o município de Contenda informa os interessados que os animais precisam estar com as vacinas da Brucelose em dia, terem boas condições nutricionais, entre outras condições.

Os interessados em participar do programa devem realizar o cadastro na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que funciona junto à prefeitura municipal. Outras informações pelos telefones 3625-1212 ou 98403-7708.