Contenda faz oficina educacional para gestantes

Publicado em: 11/08/2022 08:36 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, segue atuando na atenção primária e na estratégia da saúde das famílias contendenses. Entre os programas em andamento estão as oficinas de educação para gestantes e puérperas com abordagem multiprofissional. Os encontros acontecem nas Unidades de Saúde do município em dias específicos.

De acordo com a prefeitura, a gestação e o puerpério são momentos permeados por significados diversos e distintos, segundo as singularidades da gestante, da puérpera e de sua família. Todos os cuidados e esclarecimentos possíveis devem ser apresentados a essas mulheres, e ao meio ao qual estão inseridas, de modo a formar nessas pessoas uma vivência da gravidez e do puerpério com mais conhecimentos e qualidade de vida. Isso contribui para uma vivência mais plena e saudável da gestação, do parto e da maternidade.

Além disto, segundo a Secretaria de Saúde, os mitos e os diversos conceitos em torno da gravidez sempre estão presentes na sociedade, e essa educação em saúde surge no sentido de desmistificar e aprimorar o entendimento relacionado ao assunto. Sendo assim, o trabalho em grupo, com um ambiente de discussões e troca de experiências tem sido de extrema importância para essa parcela da sociedade.

Para atender essa demanda, o município têm realizado reuniões, palestras, oficinas e visitas domiciliares com as gestantes atendidas pelas ESF’s. Através destes encontros é criado um espaço de troca de informações e vivências a respeito de todos os temas envolvendo a gravidez. De forma simples e eficaz, com ações educativas e informativas, são abordados conhecimentos em torno da gravidez, ressaltando a saúde da mãe como fundamental para o desenvolvimento de uma gestação tranquila.

Neste mês de agosto, por exemplo, o tema tratado nos encontros foi a amamentação, o preparo das mamas, forma correta de amamentar e seus mitos, além de orientações nutricionais. O prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, e o secretário de Saúde, Paulo Sérgio da Silva, acompanharam o encontro. Para setembro o projeto abordará o tema relaxamento e respiração, como também o treinamento respiratório, orientação postural, exercícios para o trabalho de parto e pós-parto. Em outubro o assunto tratado será o pós-parto, cuidados com a mulher e relação sexual, alterações emocionais da gestação e puerpério, planejamento familiar, entre outros.

Atualmente a equipe elaboradora do município conta com Leoni Antunes, enfermeira da Estratégia da Saúde da Famílias da UBS do Jardim Planalto, Camila Bobko, da ESF do Centro Social, Daiane Caetano Cano, enfermeira da ESF do Centro Social, Eliete Calheiros da Silva, enfermeira da ESF do Departamento, Brenda Cristina Dias Kasaker, enfermeira da ESF de Catanduvas do Sul e Amanda Schinda da Silva, da Secretaria de Saúde de Contenda.

Outras informações sobre o projeto, como também as datas dos encontros, na Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3625-1451.