Rede Elétrica Inteligente atenderá Contenda

Publicado em: 20/01/2023 10:32 | Fonte/Agência: Governo do Estado

O município de Contenda está recebendo a visita de eletricistas contratados pela Copel para a troca de medidores de energia pelo modelo digital que se conecta à rede elétrica inteligente. Além de Contenda, segundo o Governo do Estado, as cidades de Araucária, Fazenda Rio Grande e Mandirituba também estão incluídas nesta primeira etapa que contemplará os municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Os profissionais estarão identificados pelo uniforme e crachá da empresa Eleng.

A ação faz parte de uma nova etapa do programa, que já instalou mais de 400 mil medidores inteligentes na região Sudoeste do Paraná, e agora chega a mais 28 municípios no Litoral, Região Metropolitana de Curitiba e região Centro-Sul. O investimento total do programa é de R$ 820 milhões.

Serão instalados 511 mil novos equipamentos, nos próximos dois anos. Com a Rede Elétrica Inteligente, toda a operação será automatizada, reduzindo as quedas de energia e agilizando o retorno dos serviços em eventuais faltas. Além disso, os serviços rotineiros de leitura de energia, bem como o corte e a religação em casos de inadimplência, serão realizados de forma remota, como já acontece nas localidades atendidas no Sudoeste.

De acordo com o superintendente de Smart Grid e Projetos Especiais, Julio Omori, é a maior iniciativa da Copel na digitalização das redes de distribuição de energia. A leitura remota amplia a qualidade do registro de consumo da energia e gera informações apuradas tanto para a Copel quanto para o consumidor.

“Entregamos um aplicativo em que o próprio consumidor pode fazer a sua avaliação energética, olhando seu consumo diário, e com a previsão da conta ao final do mês, para não ter nenhuma surpresa", destaca.

Outro destaque da segunda fase do programa será a implantação dos medidores em Ponta Grossa, maior município a receber a rede elétrica inteligente até o momento, e Ilha do Mel, por sua relevância e características de preservação.

A conexão remota também dispensa deslocamentos de equipes, o que na primeira fase do programa evitou a emissão de 50 toneladas de CO2e (dióxido de carbono equivalente).

SEGURANÇA – O serviço de troca dos medidores é gratuito, feito com a rede desligada e tem previsão de durar aproximadamente uma hora em cada domicílio. Ele é realizado por eletricistas uniformizados e identificados pelo crachá da empresa contratada Eleng.

Para a realização do trabalho, os profissionais entregam uma carta de apresentação da rede inteligente e precisam de acesso somente ao conjunto de medição da energia elétrica, sem precisar entrar na residência do consumidor.

PRIMEIRA FASE – A primeira fase do Programa Rede Elétrica Inteligente teve início em abril de 2021 e será concluída até abril do ano que vem, com a instalação de 462 mil equipamentos e investimento que soma R$ 252 milhões em atualização tecnológica, sem custo para o cliente.

O consumidor que já tem medidor inteligente instalado e em completo funcionamento pode acessar a nova funcionalidade no aplicativo Copel. A opção “rede elétrica inteligente” mostra a quantidade de quilowatt-hora (kWh) consumida a cada dia e estima o total de consumo do mês, antes do fechamento da fatura.