Contenda: prédio da delegacia será reformado

Publicado em: 19/04/2023 09:47 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Desde o início do mandato o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, tem buscado junto ao Governo do Estado e demais órgãos competentes a reabertura da Delegacia de Contenda. Cerca de 13 anos depois do fechamento, com apoio do deputado estadual Alexandre Curi, essa reivindicação está próxima de ser atendida.

Na última semana a Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Obras, com apoio da Polícia Militar, iniciou a retirada dos veículos e motos que ocupam o pátio da delegacia. Parte das sucatas ainda estão no local, mas devem ser retiradas já nos próximos dias.

De acordo com o prefeito Mostarda, esse serviço de retirada das sucatas antecedem o início da reforma da estrutura da delegacia. “Esse é um sonho antigo, tanto da administração, como da população. Assim que retirado estes veículos, daremos início a reforma do prédio que futuramente abrigará a Delegacia da Polícia Civil e o Destacamento da Polícia Militar”, afirmou o prefeito de Contenda.

Recentemente a Prefeitura de Contenda deu um passo importante dentro da área de segurança pública. O cidadão contendense agora pode registrar Boletim de Ocorrência ou buscar o registro de Medidas Protetivas de Urgência relacionadas à Lei Maria da Penha no município. O serviço é o resultado de uma parceria que envolve a prefeitura local e as polícias Civil e Militar.

No mês de março foi inaugurado no Destacamento de Polícia Militar o Ponto de Atendimento da Polícia Civil. A volta da oferta deste serviço em Contenda coloca fim há espera de mais de 13 anos, visto que neste período o cidadão contendense teria que se deslocar à cidade da Lapa para fazer o registro do Boletim de Ocorrência ou outros atendimentos da Polícia Civil. A distância, em muitos casos, era o principal argumento do cidadão não registrar o ‘BO’ e, consequentemente, gerando um falso baixo índice de criminalidade em Contenda.

De acordo com o delegado da 9ª Delegacia de Polícia Civil, Diogo Araújo Modesto, o Ponto de Atendimento da Polícia Civil funciona em uma sala do destacamento, de segunda à sexta, das 8h às 17h. “É nosso dever promover os direitos constitucionais do cidadão e, hoje, estamos promovendo em Contenda esse acesso à justiça. É um ganho também do ponto de vista econômico aos moradores, que não vão mais precisar estar se deslocando para outra cidade”, frisou ele naquela oportunidade.

O Destacamento de Polícia Militar de Contenda fica na Avenida João Franco, número 508, no centro da cidade.