Prefeitura alerta sobre cuidados com a saúde bucal

Publicado em: 26/05/2023 09:54 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O Departamento de Odontologia da Prefeitura de Contenda tem intensificado os trabalhos de promoção e prevenção em saúde bucal dos alunos da rede municipal de ensino. O objetivo é atuar com ações preventivas e de informações sobre este importante tema.

Para tanto, nas últimas semanas o município de Contenda tem realizado a entrega dos kits de higiene bucal. Foram entregues aproximadamente 2.220 estojos que contam com escova, pasta de dente e fio dental. A ação conta com apoio da Secretaria de Educação.

Durante as visitas às instituições de ensino, a equipe de Saúde Bucal também promove palestras e faz aplicação de flúor, o qual ajuda na prevenção da cárie, essa uma doença crônica. Ela é causadora de dor e também de evasão escolar.

Ainda durante as visitas, os profissionais têm feito o trabalho de pré-avaliação. Neste período, por exemplo, foram avaliados cerca de 1.770 estudantes. Em casos de necessidade de mais atenção ou situações mais complexas, o aluno é direcionado para o tratamento na unidade de saúde com horário agendado.

A equipe de Saúde Bucal de Contenda alerta que os cuidados com os dentes devem ser permanentes, no que diz respeito à escovação, uso do fio dental regularmente, alimentação saudável e às consultas periódicas com o cirurgião-dentista.

A má higiene bucal, segundo o Departamento de Odontologia, associada à falta de cuidados necessários com a boca, contribui para o surgimento doenças, inclusive a perda dentária.

Para evitar problemas futuros, neste processo é fundamental a conscientização e participação dos pais e responsáveis. A boa saúde bucal está associada a cuidados diários.

Segundo o Departamento de Odontologia, é sempre necessário passar o fio dental, escovar os dentes e a língua. Em outro exemplo, durante o sono a saliva diminui e torna a boca um local vulnerável para bactérias que causam cáries e doenças que afetam a saúde bucal.

Outras informações sobre o tema no Departamento de Odontologia ou pelo telefone 3625-1595.