Contenda esteve no Fórum do SUSAF e prevenção da influenza aviária (H5N1)

Publicado em: 26/06/2023 10:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Uma comitiva da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Contenda participou na última semana, em Curitiba, do fórum que abordou o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF/PR) e a prevenção da influenza aviária (H5N1). O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, também esteve presente no evento.

Prefeitos, secretários municipais, técnicos e lideranças de Curitiba e Região Metropolitana se reuniram na sede da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (FETAEP) para debater assuntos de interesse do agro, com o objetivo de promover a saúde animal das propriedades rurais e também estimular a comercialização de pequenas agroindústrias. O evento foi organizado pelo Sistema Estadual de Agricultura (SEAGRI).

Na abertura do evento, o vice-governador Darci Piana falou sobre a necessidade de os produtores rurais estarem atentos à ameaça da influenza aviária, tendo em vista a importância da cadeia produtiva para a economia do Estado. “Temos uma missão muito importante que é cuidar das nossas aves no Paraná”, disse.

Já o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou que o Paraná é o maior produtor de carne de frango do Brasil, sendo responsável por 34% do volume nacional e 41% das exportações. “Estamos há muito tempo reforçando as ações e aperfeiçoando os mecanismos de vigilância, para proteger esse grande ativo”, afirmou.

A influenza aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente aves domésticas e silvestres, muitas vezes resultando em graves consequências para a saúde animal, para a economia e para o meio ambiente. O gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias, falou sobre as medidas de prevenção da doença.

Os donos de aviários devem manter os cuidados com o fechamento de todas as frestas para evitar que qualquer outro animal, incluindo as aves silvestres, possa ter contato com as comerciais. Também é importante não deixar ninguém estranho à produção chegar perto das aves e que aqueles que precisam desse contato utilizem roupas e sapatos específicos para a atividade. As regras aplicam-se também a produtores de ovos.

No encontro, as lideranças também puderam conhecer o processo simplificado de adesão ao SUSAF/PR. O SUSAF é um programa destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. Com o selo, a agroindústria que só comercializava no próprio município pode vender seus produtos em todo o território estadual. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM), que precisa seguir as orientações e legislações higiênico-sanitárias exigidas pelo Programa.

A atuação em parceria também envolve o COMESP (Consórcio Metropolitano de Serviços do Paraná). Segundo o presidente da entidade, Gerson Colodel, o consórcio tem interesse em aderir ao SUSAF/PR. “Dar as mãos é fundamental para que tenhamos condição de comercializar nossos produtos no estado, gerando mais emprego e renda para todos os municípios”, disse.

Também participaram do fórum o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente da Prefeitura de Contenda, Thomas Gaspar Santana, o veterinário do município Murilo Motti Scarpim, além da estagiária em medicina veterinária Maria Fernanda Kosinski.