Contenda realizou Feira de Saúde Quilombola

Publicado em: 16/11/2023 10:20 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Com objetivo de promover ações de cidadania em comunidades remanescentes de quilombo, a Prefeitura de Contenda, por meio das secretarias de Saúde e de Promoção e Assistência Social, promoveu na última semana a Feira de Saúde Quilombola.

A ação foi realizada na quinta (9) e sexta-feira (10) e levou dezenas de serviços, de forma itinerante, para as comunidades do Passo da Cruz, Lourenço, Vila dos Camargos e também na Vila Ribas. O prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, também esteve presente nas comunidades.

Da Secretaria de Saúde foram oferecidos os serviços de consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, coleta de preventivo (PCCU), teste rápido para HIV e Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, além da atualização vacinal e emissão de declaração para rematrícula escolar.

Já da Secretaria de Promoção e Assistência Social foram realizadas ações de consulta e verificação do Cadastro Único, entrega do Cartão Comida Boa, busca ativa dos cadastros desatualizados, com foco nos cadastros unipessoais, informações sobre o Programa Bolsa Família e suas condicionalidades, informações e busca ativa do BPC, como também informações e divulgação do novo endereço do CRAS.

Os quilombolas são povos de regiões remanescentes de quilombos, que eram as comunidades formadas por escravos fugitivos na época da escravidão no Brasil. Sua cultura é baseada na ancestralidade negra, indígena e branca.

Outras informações na Secretaria de Saúde de Contenda ou pelos telefones 3625-1013 ou 98404-8041.