Município de Contenda completou 72 anos

Publicado em: 17/11/2023 14:40 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O município de Contenda, localizado na região Metropolitana de Curitiba, comemorou na terça-feira (14), 72 anos de emancipação política. De acordo com o Censo de 2022, a estimativa atual é que a cidade tenha 19.128 contendenses.

Tendo como principal atividade econômica a agricultura, sendo a soja, o trigo, batata e cebola como as principais lavouras, o município intensifica o trabalho para o desenvolvimento industrial. Nos últimos meses a Prefeitura de Contenda adquiriu duas áreas, as quais serão utilizadas para a instalação de novas empresas na cidade.

Para o prefeito Antônio Adamir Digner, o Mostarda, toda ação voltada para geração de emprego e renda para população é importante para minimizar os efeitos da crise. “Conseguimos efetivar a instalação e início dos trabalhos da Metalúrgica Bosch em Contenda e incentivamos as demais que aqui estão. Outras empresas aqui se instalaram nos últimos meses, como as Farmácias Unipreço, Sicoob, entre outras. Agora, com duas novas áreas para o Parque Industrial, estamos trabalhando para que novas empresas aqui se instalem. Uma está em processo avançado e, em breve, poderemos estar anunciando para a nossa população. A expectativa será de 400 empregos inicialmente”, anuncia Mostarda.

Para atender a população que cresce a cada dia, o prefeito enaltece os investimentos que acontecem na cidade. “Estamos passando por uma crise financeira que está afetando principalmente as cidades pequenas. Contenda é uma delas. Porém, temos buscado recursos juntos aos governos Estadual e Federal para suprir as nossas demandas e atender os anseios da nossa população”, explicou o gestor.

Entre os investimentos que aconteceram nos últimos meses, segundo Mostarda, estão obras de pavimentação, aquisição de veículos, ônibus, tratores, caminhões, uniforme escolar, reforma de escolas e UBS, implantação de playgrounds e áreas de lazer, meu campinho, instalação de energia fotovoltaica, além de outros investimentos e ações na agricultura, educação, esporte e saúde. “Infelizmente passaremos em branco nas comemorações deste ano, mas, estamos procurando investir em investimentos que ampliam a qualidade de vida da nossa gente. Estamos confiantes de que 2024 será um ano muito melhor”, concluiu o prefeito de Contenda.

No dia 14 de novembro de 1951, o governador Bento Munhoz da Rocha Neto sancionou a Lei n.º 790, publicada no Diário Oficial nº 213, de 31 de Dezembro de 1951, elevando Contenda à categoria de município.

Em 14 de dezembro de 1952 tomou posse como primeiro prefeito municipal eleito: Estanislau Szczypior.