Contenda receberá carreta do Programa Cuide-se + Prevenção ao Câncer

Publicado em: 01/03/2023 11:30 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Contenda, por meio da Secretaria de Saúde, informa que na próxima terça-feira (7), o município estará recebendo a carreta do Programa Cuide-se + Prevenção ao Câncer. A unidade móvel ficará estacionada por três dias na Praça do Estudante, onde realizará exames gratuitos até quinta (9) de prevenção ao câncer de próstata (PSA), mamografia, colo do útero (Papanicolau), de pele e coleta de preventivos.

Para participar do programa, que chegará em Contenda em parceria com o Sistema FIEP/SESI-PR, os pacientes deverão preencher o formulário na Secretaria de Saúde. Os atendimentos serão realizados por agendamento. Serão oferecidos 75 exames de PSA, outros 75 de mamografia, 75 de Papanicolau, 90 mamografias, além de outras 45 análises de pele.

Poderão ser atendidos com exame de PSA homens com idade acima de 40 anos (exame de sangue, não precisa jejum), enquanto que a mamografia será para mulheres com idade acima de 40 anos e o Papanicolau mulheres com qualquer idade e que tenha iniciado atividade sexual. Já os exames de pele serão para pessoas que apresentem lesões que não cicatrizam, mucosas, mancha ou pinta, mesmo de nascença, que houve mudança de cor, formado, tamanho, espessuras ou que apresente coceira ou sangramento, como também verrugas ou espinhas persistentes, que aumentem de volume, apresentem dor, coceira ou sangramento.

O Programa Cuide-se Mais oferece serviços de prevenção e educação por meio da conscientização quanto ao diagnóstico precoce da doença, para desta forma aumentar as chances de cura em até 95%. Este modelo de prevenção visa diminuir o crescente número de pessoas que podem ser afastados de suas atividades profissionais devido a problemas com a doença.

As Unidades Móveis de atendimento para prevenção ao câncer possuem equipamentos de última geração, além de equipe de profissionais especializados, para atender os colaboradores da sua empresa com exames de prevenção para mama, próstata, pele e colo do útero.

AÇÃO DA SAÚDE – Na quarta-feira (8), também na Praça do Estudante, alunos do curso técnico de Agente Comunitário de Saúde, com apoio da Secretaria de Saúde, promove uma ação de saúde.

Das 10h às 16h serão feitos testes rápidos, aferição da pressão arterial e glicemia, agendamento de preventivos, orientações sobre saúde, distribuição de pipoca, entre outras atividades. Outras informações da Secretaria de Saúde ou pelo telefone 3625-2543.