Governo licita melhorias das PR-510 e PR-511

Publicado em: 28/03/2023 13:44 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), realiza nesta quarta-feira (29), a licitação para os serviços de conservação de quatro estradas rurais não pavimentadas na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O investimento previsto é de R$ 12,9 milhões para execução de serviços.

Serão contempladas as seguintes rodovias estaduais: PR-510, de Contenda até Balsa Nova (17,4 km); PR-511, entre Contenda e Quitandinha (19,82 km); PR-512, conhecida como Rodovia da Maçã, entre Balsa Nova e o distrito de Mariental, na Lapa (13,95 km) e a PR-090, conhecida como Estrada do Cerne, do final do asfalto em Bateias, distrito de Campo Largo, até o Rio Açungui, em uma extensão de 12,84 quilômetros.

No total, segundo do Governo do Estado, serão atendidos mais de 63 quilômetros de vias não pavimentadas, sob jurisdição da Superintendência Regional Leste do DER. A licitação ocorre pela modalidade de Pregão Eletrônico, onde as participantes disputam entre si, com ofertas de preço cada vez menores, até uma delas ser declarada arrematante.

Essas vias rurais são importantes para o acesso da população aos principais centros de saúde, culturais e educacionais da RMC. Além disso, são utilizadas para o transporte de cargas para escoamento da safra dos pequenos agricultores da região, com destaque para o cultivo frutífero, além de mandioca, milho, cebola, batata e tomate.

Estão previstos serviços rotineiros de patrolamento e regularização de leito, escavação de vala lateral, escavação para saídas de água, instalação de bueiro e caixa de retenção, reaterro, além da escarificação, conformação, compactação do subleito, entre outros. O prazo do contrato é de dois anos.

MELHORIAS – Na última o prefeito de Contenda, Antônio Adamir Digner, o Mostarda, acompanhado do secretário de Obras, Lauro Alexsandro Lagner, esteve na PR-511 verificando os trabalhos de melhorias daquela estrada. Além do patrolamento, a Secretaria de Obras também realizou a aplicação de saibro em alguns trechos, melhorias das valas laterais, entre outros serviços da rodovia que liga Contenda à Quitandinha.

Mais informações sobre obras e serviços na sede da secretaria, ou pelo telefone 3625-2324.