Prefeito Assina Protocolo de Intenções do Sistema Rede399

Publicado em: 01/04/2014 11:03

O secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, prefeitos, dentre eles o Prefeito Carlão, e técnicos responsáveis pelos sistemas de informática dos municípios do Paraná assinaram nesta quarta-feira (26), em Curitiba, protocolos de intenções para a implantação do programa Rede 399 – Internet para Todos.

Os 37 documentos assinados representam o primeiro passo para o processo de instalação do serviço e a oferta de internet banda larga de qualidade aos municípios.

Com a Rede 399 o governo pretende disseminar o uso de internet banda larga nas cidades paranaenses, através de um conjunto de ações que beneficiem os municípios e a população do Estado do Paraná. Através de processos licitatórios para contratação de redes de comunicação, os provedores poderão obter financiamentos a juros baixos e redução no ICMS cobrado dos itens de infraestrutura para implementar o programa.
Com a instalação da rede, as prefeituras poderão disponibilizar, novos serviços online para a população e interligar suas unidades administrativas, tais como, segurança, educação e saúde. Será possível levar internet aos distritos ou comunidades rurais, ampliando o acesso da população, aumentando a inclusão digital e social.
Atualmente Contenda conta com o moderno sistema do Programa Cidade Digital.
BENEFÍCIOS – O cadastro de projetos para a Rede 399 pode ser feito tanto pelas prefeituras - que podem licitar o serviço de banda larga - como por empresas provedoras, legalmente autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), interessadas na oferta.
Um dos requisitos para a aprovação dos projetos é que todos os órgãos públicos na cidade sejam interligados pela rede de banda larga para criar uma moderna rede de gestão pública, com serviços online e integrados. As prefeituras também poderão disponibilizar internet gratuita em locais públicos, como praças, escolas e locais de grande aglomeração.