Secretaria de Saúde promove Ações em Comunidade Quilombola

Publicado em: 08/04/2014 00:38

A comunidade quilombola Vila Lourenço de Paula, em Serrinha, recebeu na quarta-feira (26/03) diversas ações da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, pactuadas no Programa Brasil Quilombolas. As atividades foram realizadas atendendo cerca de 16 famílias.

Foram oferecidos serviços como vacinação, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, distribuição de preservativos, avaliações antropométrica (medição de peso, altura e índice de massa corporal), aplicação de flúor, orientação de sobre escovação, consulta médica e odontológica, verificação do nível de glicose e circunferência abdominal, bem como orientações dos profissionais envolvidos nas atividades, Médico, Dentista, Enfermeiros, Agentes de Saúde.

A Secretária de Saúde Alessandra Chemin esteve presente na atividade, afirmando que tais ações aproximam os profissionais de saúde com a comunidade, trazendo benefícios à população. Então se rompe o paradigma de consultório e hospitalização, pois os atendimentos extrapolam os limites dos postos e unidades de saúde, colocando os profissionais em contato ao ambiente onde vivem as pessoas, possibilitando um melhor entendimento da causa das doenças que acometem as famílias e das condições peculiares de cada comunidade. Confirmou que outras ações semelhantes serão executadas em outras localidades do Município, dada a boa receptividade dos participantes, idosos, adultos e crianças.