Curso de agente de Socorros Urgentes da RMC foi encerrado em Contenda

Publicado em: 27/11/2018 09:11 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba concluíram na última semana, em Contenda, o Curso de Agentes de Socorros Urgentes (ASU). A capacitação é uma promoção da Coordenação de Recursos Humanos, do Siate Curitiba, do Corpo de Bombeiros (6º GB), da Diretoria de Política de Urgência e Emergência e da Secretaria de Estado da Saúde.

No último encontro desta capacitação, que contou com a presença do prefeito Carlos Eugênio Stabach, o Carlão e do vice prefeito e secretário de Saúde, Ataul Franco de Carvalho Júnior, foi realizada a entrega dos certificados de participação dos alunos.

O curso, segundo os organizadores, teve como objetivo atualizar e desenvolver o raciocínio e aquisição de habilidades da equipe, visando melhorar a sua competência e eficácia diante do atendimento a pacientes graves ou na iminência de um evento agudo em qualquer faixa etária.

Entre os assuntos abordados durante a capacitação foram as noções de anatomia e fisiologia, mecanismo de trauma, atendimento inicial, controle de sangramento, fraturas e imobilização, emergências psiquiátricas, assistência ao parto, ferimentos, hemorragia e choque, entre outros temas.

De acordo com os organizadores, o curso foi importante para que todos os profissionais de saúde e socorristas bombeiros, independentemente de sua graduação, saibam identificar estas situações de gravidade e prestar o primeiro atendimento e, desta forma, proporcionar ao paciente um melhor prognóstico na evolução do seu agravo.

Além de Contenda, também participaram da capacitação profissionais de saúde dos municípios de Araucária, Adrianópolis, Itaperuçú, Lapa e Tunas do Paraná.

A solenidade contou ainda com a presença da primeira dama e secretária de Promoção e Assistência Social, Jane Beatriz Cordeiro Stabach e da secretária de Finanças, Márcia Carvalho.

Outras informações pelo telefone 3625-1451.