Contenda fez vacinação no último sábado (20)
Publicado em 23/08/2022
Geral
Segundo o município, a imunização contra poliomielite segue até o dia 9 de setembro. Neste período devem se vacinar crianças com idade entre 1 ano e menores de 5. Já os menores de 15 anos devem realizar a atualização da caderneta.
A poliomielite, mais conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave que afeta principalmente as crianças menores de cinco anos e pode levar à morte. O Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994, mas o risco de contrair ainda existe.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada 200 pessoas com poliomielite vai sofrer a chamada paralisia irreversível, que geralmente acomete as pernas. Dentro desse grupo, estima-se que 5% a 10% dos pacientes vão a óbito devido à paralisia dos músculos respiratórios.
Dúvidas e informações sobre a vacinação na Secretaria de Saúde ou pelos telefones 3625-1451 ou 98404-8041.