Contenda promove ações do Outubro Rosa
Publicado em 15/10/2026
Secretaria de Saúde
Entre as iniciativas, estão a coleta de exames preventivos do colo do útero para mulheres com idade entre 25 e 64 anos que estejam com o exame em atraso, além da solicitação de mamografias para mulheres de 50 a 69 anos.
A programação também contará com a Noite Rosa, nos dias 20 e 27 de outubro, terças-feiras, quando as Unidades Básicas de Saúde terão atendimento em horário estendido, das 8h às 20h, mediante agendamento prévio. A Secretaria de Saúde informa ainda que as mulheres que realizarem exames nas UBS durante o mês de outubro concorrerão a prêmios.
Outra atividade prevista é a roda de conversa sobre Saúde da Mulher, que será realizada nesta quinta-feira (15), às 13h30, na Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, no distrito de Catanduvas do Sul. O encontro abordará temas relacionados à prevenção e ao autocuidado, promovendo a troca de informações e a conscientização sobre a importância de manter os cuidados com a saúde em dia.
As ações também incluem rodas de conversa em alguns Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), escolas municipais e na Secretaria de Educação. Os encontros serão direcionados às professoras, zeladoras e demais funcionárias dessas instituições, escolhidas estrategicamente por reunirem um número expressivo de mulheres. A iniciativa busca ampliar o acesso à informação e incentivar o cuidado com a saúde feminina também no ambiente de trabalho.
A Secretaria de Saúde reforça a importância de as mulheres procurarem a unidade de saúde de referência para verificar a necessidade de realizar os exames preventivos e receber orientações da equipe de saúde.
O Outubro Rosa é um momento de conscientização e incentivo ao cuidado contínuo, reforçando que a prevenção, a informação e o diagnóstico precoce são fundamentais para a saúde e a qualidade de vida das mulheres.
Outras informações na Secretaria de Saúde de Contenda ou pelo telefone 3625-1013.